Coordenação
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/03/whatsapp-image-2021-03-29-at-23.00.04.jpeg)
Leo Heller
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977); mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995); realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período 2005-2006; foi Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual atua como professor voluntário; é pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou, Fiocruz, desde 2014; na UFMG, dentre outras funções administrativas, foi chefe de Departamento (1995), Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação (1995-98); Diretor da Escola de Engenharia (1998-2002) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos (2006-2008); foi editor nacional da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental (1992-2011; foi Relator Especial dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário, das Nações Unidas, de 2014 a 2020; tem experiência na área de saneamento básico, atuando principalmente nos temas dos direitos humanos, da saúde ambiental e das políticas públicas.
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/03/whatsapp-image-2021-03-29-at-23.01.35.jpeg)
Priscila Neves Silva
Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou/ Fiocruz-MG, atualmente faz Pós-Doutorado junto ao grupo de pesquisa de Direitos Humanos e Políticas Públicas em Saúde e Saneamento da mesma instituição. Foi consultora da Organização Panamericana de Saúde(OPAS), do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos(OHCHR/ONU), do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC/UERJ) e do Ministério de Sanidad y Política Social da Espanha. Coordenou programas de cooperação internacional na África pela Handicap International-Humanity and Inclusion. Trabalha, principalmente, com os temas: direitos humanos, políticas públicas, vulnerabilidade social e saneamento
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/03/whatsapp-image-2021-03-29-at-22.58.24.jpeg)
Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto
Possui graduação em geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Urbanismo pelo Institut D’Urbanisme de Paris – Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1995). Realizou pós-doutoramento no LATTS – Laboratoire Techniques Territoires et Sociétés da École Nationale de Ponts et Chaussées (2005-2006). É professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do PROURB – Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ingressou em 1997, coordenadora do LEAU, Laboratório de Estudos de Águas Urbanas e pesquisadora do Observatório das Metrópoles, grupo de pesquisa sob a coordenação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano IPPUR-UFRJ. Coordena projetos de cooperação internacional sobre gestão de saneamento ambiental. É coordenadora de Projetos do ONDAS Observatório Nacional do Direito Humano à Água e ao Saneamento.
Pesquisadores Pós-Doutorado
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/05/bruno.jpeg)
Bruno Peregrina Puga
Possui graduação em Economia (Unesp), mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente (Unicamp). Foi pesquisador visitante na School of Natural Resources da University of Michigan (EUA). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É diretor da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica.
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/05/demetrius.jpg)
Demétrius Rodrigues de Freitas Ferreira
Doutor em Sociologia (Universidade Federal de Pernambuco). Mestre em Desenvolvimento Urbano (Universidade Federal de Pernambuco). Atua na área de Políticas Públicas, Desenvolvimento Local, Meio Ambiente e Desigualdade Social. Integra o grupo de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política (MPCP) e é cofundador do Observatório de Saneamento e Meio Ambiente do Recife (OSAR). Atualmente é membro da WIL Global Community e Membro do corpo editorial da revista Café com Sociologia.
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/05/estela.jpg)
Estela Macedo Alves
Pós-doutoranda no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), sobre o tema de políticas de esgotamento sanitário. Pesquisadora IEA USP; Centro de Pesquisa René Rachou – Fiocruz e do Laboratório de Estudos de Governança Ambiental e Desigualdades Socioambientais (LEGADO). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM-IEE-USP) (2014-2018). Pesquisadora do grupo de pesquisa de Governança Ambiental (GOVAMB) entre 2014 e 2018, tendo concluído pesquisa internacional BlueGrass – As lutas pelo Ouro Azul. Mestra na área de Planejamento Urbano e Regional (2006-2009) e Graduada em Arquitetura e Urbanismo (1997-2003) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU USP). Experiência de pesquisa sobre os temas: saneamento; meio ambiente e água; planejamento urbano e regional; equipamentos urbanos e ArcGIS aplicado à análise urbana. Participei de diversas pesquisas desde o ano 1998, com financiamento CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Realizei estágio doutoral (doutorado sanduíche) no Instituto HydroQuébec – Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sociedade, Universidade Laval, Québec, Canadá (2015), com financiamento da CAPES. Atuação docente nas Instituições: Universidade Nove de Julho (Uninove), 2017, no curso de Engenharia Civil, disciplinas de Hidráulica e Saneamento e nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), 2011-2014, nos cursos de Planejamento Urbano e de Planejamento Ambiental, em diversas disciplinas.
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/05/isadora_cruxen_bw-1024x1024.jpeg)
Isadora Cruxên
Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutora em Urbanismo pelo Massachussets Institute of Technology (MIT).
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/03/whatsapp-image-2021-03-29-at-12.01.57.jpeg)
José Irivaldo Alves de Oliveira Silva
Professor da Universidade Federal de Campina Grande. Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutor em Gestão de Águas pela Universidad de Alicante, Espanha. Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutor em Ciências Sociais. Doutor em Direito e Desenvolvimento. Pesquisador Produtividade do CNPq, nível 2. Mestre em Sociologia. Especialista em Gestão das Organizações Públicas. Especialista em Direito Empresarial. Graduado em Ciências Jurídicas. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, Mestrado e Doutorado, bem como do Mestrado em Administração Pública e do Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, ambos da UFCG.
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/05/mariana.jpg)
Mariana Gutierres Arteiro da Paz
Tecnóloga em Gestão Ambiental (Centro Universitário SENAC, 2004). Mestre em Saúde Pública, área de concentração Saúde Ambiental (FSP-USP, 2007). Doutora em Ciência Ambiental (PROCAM-IEE-USP, 2015). Realizou o estágio de Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política na EACH-USP (2017-2018); e Pós Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre, em 2019, no Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST/INPE). Tem experiência científica e acadêmica nas áreas de Governança Ambiental; Cenários ambientais; Processos participativos; Saúde e Saneamento Ambiental; e Indicadores socioambientais. Atualmente é membro da Secretaria Executiva da ANPPEA e Editora Adjunta da Ambiente & Sociedade. Atua como bolsista DTI-A no AdaptaBrasil MCTI pelo INPE; e é pesquisadora colaboradora de pós doutorado no programa Cidades Globais do IEA/USP.
Doutorandos
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/05/davi-768x1024.jpg)
Davi Madureira Victral
Doutorando em Saneamento pelo Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH) da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (Proamb) (2015), graduado em Engenharia Ambiental pela Escola de Minas – Universidade Federal de Ouro Preto (2012), especialização em andamento (2017) em Geoprocessamento e Análise Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuação na área de saneamento básico, tratamento de efluentes industriais, beneficiamento de resíduos sólidos e geoprocessamento. Possui interesses de pesquisa na área de políticas públicas e regulação do setor de saneamento, interface saneamento, saúde coletiva e direitos humanos, saneamento rural e soluções alternativas.
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/05/ivanice.jpeg)
Ivanice Milagres Presot Paschoalini
Mestre em Direito, área de concentração: Instituições Sociais, Direito e Democracia, linha de pesquisa: Esfera pública, legitimidade e controle, na FUMEC (2012-2014). É pós-graduada em Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos (2002). Foi bolsista de iniciação científica do prof. Dr. Luís Aureliano Gama de Andrade e da Prof. Débora Maria Gomes Messias Amaral no Centro de Estudos e Pesquisa em Ciência Política da UNIPAC. Foi professora, assistente de supervisão e Advogada no Departamento de Assistência Jurídica da FADI/UNIPAC (2005-2008). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde do Centro de Pesquisa René Rachou/FIOCRUZ. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo e Ambiental.
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/05/martaluiza.jpg)
Marta Luiza Dias
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003) e especialização em Gestão da Responsabilidade Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Doutoranda em Saúde Coletiva na Fiocruz MG. Tem experiência na área de Formação Docente e Educação Popular, pesquisadora em Educação de Adultos. Atualmente trabalha como Analista de Educação Corporativa na Companhia de Saneamento de Minas Gerias – Copasa MG, onde desenvolve as seguintes atividades: participação e mobilização social, educação ambiental, planejamento e desenvolvimento de projetos de trabalho, planejamento e realização de atividades de formação e educação de trabalhadores. É coordenadora da Rede de Educação Popular e Saúde.
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/05/natalia.jpg)
Natália de Cássia Onuzik
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e Mestra em Saúde e Nutrição pela mesma Universidade (2016). Atuante em estudos sobre as desigualdades sociais, determinantes socioambientais da pobreza, distribuição espacial de populações, segregação socioespacial e sócio sanitária de grupos em situação de vulnerabilidade. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto René Rachou/ Fiocruz Minas e integrante do Grupo de Pesquisas: Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento (PPDHSS), desenvolvendo pesquisas no âmbito da Teoria das Representações Sociais (TRS) e dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário (DHAES).
Mestrado
![](http://privaqua-ppdh.minas.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/05/laura-767x1024.jpg)
Laura Magalhães Rocha e Silva
Mestranda em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo CEFET-MG. Atuou como bolsista CNPQ EXP-C no projeto Ciência na Escola com a Agroecologia e os Objetos de Aprendizagem, em 2020. Participou do Projeto de Extensão Ciência, Tecnologia e Sociedade no combate à COVID-19: uma rede comunicação popular, acesso à informação e solidariedade, em 2020. Também participou do Programa de extensão SoFiA na escola: agroecologia e objetos de aprendizagem na conexão de territórios e no compartilhamento de conhecimentos, em 2020. É integrante do GEPTT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Tecnologias.