Coordenação
Leo Heller
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977); mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995); realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período 2005-2006; foi Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual atua como professor voluntário; é pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou, Fiocruz, desde 2014; na UFMG, dentre outras funções administrativas, foi chefe de Departamento (1995), Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação (1995-98); Diretor da Escola de Engenharia (1998-2002) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos (2006-2008); foi editor nacional da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental (1992-2011; foi Relator Especial dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário, das Nações Unidas, de 2014 a 2020; tem experiência na área de saneamento básico, atuando principalmente nos temas dos direitos humanos, da saúde ambiental e das políticas públicas.
Priscila Neves Silva
Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou/ Fiocruz-MG, atualmente faz Pós-Doutorado junto ao grupo de pesquisa de Direitos Humanos e Políticas Públicas em Saúde e Saneamento da mesma instituição. Foi consultora da Organização Panamericana de Saúde(OPAS), do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos(OHCHR/ONU), do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC/UERJ) e do Ministério de Sanidad y Política Social da Espanha. Coordenou programas de cooperação internacional na África pela Handicap International-Humanity and Inclusion. Trabalha, principalmente, com os temas: direitos humanos, políticas públicas, vulnerabilidade social e saneamento
Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto
Possui graduação em geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Urbanismo pelo Institut D’Urbanisme de Paris – Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1995). Realizou pós-doutoramento no LATTS – Laboratoire Techniques Territoires et Sociétés da École Nationale de Ponts et Chaussées (2005-2006). É professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do PROURB – Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ingressou em 1997, coordenadora do LEAU, Laboratório de Estudos de Águas Urbanas e pesquisadora do Observatório das Metrópoles, grupo de pesquisa sob a coordenação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano IPPUR-UFRJ. Coordena projetos de cooperação internacional sobre gestão de saneamento ambiental. É coordenadora de Projetos do ONDAS Observatório Nacional do Direito Humano à Água e ao Saneamento.
Pesquisadores Pós-Doutorado
Bruno Peregrina Puga
Possui graduação em Economia (Unesp), mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente (Unicamp). Foi pesquisador visitante na School of Natural Resources da University of Michigan (EUA). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É diretor da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica.
Demétrius Rodrigues de Freitas Ferreira
Doutor em Sociologia (Universidade Federal de Pernambuco). Mestre em Desenvolvimento Urbano (Universidade Federal de Pernambuco). Atua na área de Políticas Públicas, Desenvolvimento Local, Meio Ambiente e Desigualdade Social. Integra o grupo de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política (MPCP) e é cofundador do Observatório de Saneamento e Meio Ambiente do Recife (OSAR). Atualmente é membro da WIL Global Community e Membro do corpo editorial da revista Café com Sociologia.
Estela Macedo Alves
Pós-doutoranda no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), sobre o tema de políticas de esgotamento sanitário. Pesquisadora IEA USP; Centro de Pesquisa René Rachou – Fiocruz e do Laboratório de Estudos de Governança Ambiental e Desigualdades Socioambientais (LEGADO). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM-IEE-USP) (2014-2018). Pesquisadora do grupo de pesquisa de Governança Ambiental (GOVAMB) entre 2014 e 2018, tendo concluído pesquisa internacional BlueGrass – As lutas pelo Ouro Azul. Mestra na área de Planejamento Urbano e Regional (2006-2009) e Graduada em Arquitetura e Urbanismo (1997-2003) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU USP). Experiência de pesquisa sobre os temas: saneamento; meio ambiente e água; planejamento urbano e regional; equipamentos urbanos e ArcGIS aplicado à análise urbana. Participei de diversas pesquisas desde o ano 1998, com financiamento CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Realizei estágio doutoral (doutorado sanduíche) no Instituto HydroQuébec – Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sociedade, Universidade Laval, Québec, Canadá (2015), com financiamento da CAPES. Atuação docente nas Instituições: Universidade Nove de Julho (Uninove), 2017, no curso de Engenharia Civil, disciplinas de Hidráulica e Saneamento e nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), 2011-2014, nos cursos de Planejamento Urbano e de Planejamento Ambiental, em diversas disciplinas.
Isadora Cruxên
Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutora em Urbanismo pelo Massachussets Institute of Technology (MIT).
José Irivaldo Alves de Oliveira Silva
Professor da Universidade Federal de Campina Grande. Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutor em Gestão de Águas pela Universidad de Alicante, Espanha. Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutor em Ciências Sociais. Doutor em Direito e Desenvolvimento. Pesquisador Produtividade do CNPq, nível 2. Mestre em Sociologia. Especialista em Gestão das Organizações Públicas. Especialista em Direito Empresarial. Graduado em Ciências Jurídicas. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, Mestrado e Doutorado, bem como do Mestrado em Administração Pública e do Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, ambos da UFCG.
Mariana Gutierres Arteiro da Paz
Tecnóloga em Gestão Ambiental (Centro Universitário SENAC, 2004). Mestre em Saúde Pública, área de concentração Saúde Ambiental (FSP-USP, 2007). Doutora em Ciência Ambiental (PROCAM-IEE-USP, 2015). Realizou o estágio de Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política na EACH-USP (2017-2018); e Pós Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre, em 2019, no Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST/INPE). Tem experiência científica e acadêmica nas áreas de Governança Ambiental; Cenários ambientais; Processos participativos; Saúde e Saneamento Ambiental; e Indicadores socioambientais. Atualmente é membro da Secretaria Executiva da ANPPEA e Editora Adjunta da Ambiente & Sociedade. Atua como bolsista DTI-A no AdaptaBrasil MCTI pelo INPE; e é pesquisadora colaboradora de pós doutorado no programa Cidades Globais do IEA/USP.
Doutorandos
Davi Madureira Victral
Doutorando em Saneamento pelo Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH) da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (Proamb) (2015), graduado em Engenharia Ambiental pela Escola de Minas – Universidade Federal de Ouro Preto (2012), especialização em andamento (2017) em Geoprocessamento e Análise Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuação na área de saneamento básico, tratamento de efluentes industriais, beneficiamento de resíduos sólidos e geoprocessamento. Possui interesses de pesquisa na área de políticas públicas e regulação do setor de saneamento, interface saneamento, saúde coletiva e direitos humanos, saneamento rural e soluções alternativas.
Ivanice Milagres Presot Paschoalini
Mestre em Direito, área de concentração: Instituições Sociais, Direito e Democracia, linha de pesquisa: Esfera pública, legitimidade e controle, na FUMEC (2012-2014). É pós-graduada em Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos (2002). Foi bolsista de iniciação científica do prof. Dr. Luís Aureliano Gama de Andrade e da Prof. Débora Maria Gomes Messias Amaral no Centro de Estudos e Pesquisa em Ciência Política da UNIPAC. Foi professora, assistente de supervisão e Advogada no Departamento de Assistência Jurídica da FADI/UNIPAC (2005-2008). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde do Centro de Pesquisa René Rachou/FIOCRUZ. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo e Ambiental.
Marta Luiza Dias
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003) e especialização em Gestão da Responsabilidade Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Doutoranda em Saúde Coletiva na Fiocruz MG. Tem experiência na área de Formação Docente e Educação Popular, pesquisadora em Educação de Adultos. Atualmente trabalha como Analista de Educação Corporativa na Companhia de Saneamento de Minas Gerias – Copasa MG, onde desenvolve as seguintes atividades: participação e mobilização social, educação ambiental, planejamento e desenvolvimento de projetos de trabalho, planejamento e realização de atividades de formação e educação de trabalhadores. É coordenadora da Rede de Educação Popular e Saúde.
Natália de Cássia Onuzik
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e Mestra em Saúde e Nutrição pela mesma Universidade (2016). Atuante em estudos sobre as desigualdades sociais, determinantes socioambientais da pobreza, distribuição espacial de populações, segregação socioespacial e sócio sanitária de grupos em situação de vulnerabilidade. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto René Rachou/ Fiocruz Minas e integrante do Grupo de Pesquisas: Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento (PPDHSS), desenvolvendo pesquisas no âmbito da Teoria das Representações Sociais (TRS) e dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário (DHAES).
Mestrado
Laura Magalhães Rocha e Silva
Mestranda em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo CEFET-MG. Atuou como bolsista CNPQ EXP-C no projeto Ciência na Escola com a Agroecologia e os Objetos de Aprendizagem, em 2020. Participou do Projeto de Extensão Ciência, Tecnologia e Sociedade no combate à COVID-19: uma rede comunicação popular, acesso à informação e solidariedade, em 2020. Também participou do Programa de extensão SoFiA na escola: agroecologia e objetos de aprendizagem na conexão de territórios e no compartilhamento de conhecimentos, em 2020. É integrante do GEPTT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Tecnologias.